Educação e Religião

Culto ao Santo do impossível Devoção na capital pernambucana ganhou força a partir de 2000, com a criação do Apostolado de Santo Expedito

JAILSON DA PAZ
jailsondapaz@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/04/2018 03:00

Ao fim da missa, Maria de Lourdes Sousa dos Santos, 59 anos, que pediu auxílio divino na celebração, decidiu reforçar o apelo a Santo Expedito. Quis incluir o nome da filha, Flávia, 39, no livro de pedidos ao patrono das causas dos aflitos, desesperados e causas urgentes, posto na entrada da Igreja do Rosário dos Pretos, em Santo Antônio. Mas a caneta falhou. E o nome de Flávia ganhou um canto do livro depois de a mãe conseguir uma caneta emprestada.

“As coisas de Deus são assim. Quando a gente pensa que não vai conseguir nada, a graça vem”, disse Maria de Lourdes. Para a filha, a dona de casa, vinda de Ouro Preto, em Olinda, para o Centro do Recife, pedia um emprego.  Flávia perdeu o contrato de trabalho há meses. Os milagres do emprego são diariamente requeridos, em bilhetes, a Santo Expedito. Esses bilhetes se misturavam ontem a outras dezenas que enchiam a cesta colocada aos pés da imagem sacra.

Na Igreja Rosário dos Pretos, as missas de Santo Expedito ocorrem às quintas-feiras há dez anos. Sempre às 15h. Acontecem desde que a Igreja Conceição dos Militares, na Rua Nova, fechou para reforma em 2008. Na época, a devoção ao santo, iniciada na Conceição dos Militares, já atraía centenas de fiéis.       

“Neste mundo de violência, desemprego e doenças tem muita gente aflita e precisando da proteção de Deus”, disse a presidente do Apostolado de Santo Expedito, Cecília Gomes, explicando alguns dos motivos pela procura ao santo.  E o santo, crê ela, é um intercessor poderoso junto a Jesus Cristo.

A devoção iniciada na Igreja Conceição dos Militares, em 2000, ajudou a propagar a fé em Santo Expedito para outras áreas da Região Metropolitana. Foi 2000 o ano em que o padre João Eudes da Cunha, capelão do Exército, estimulou a criação do Apostolado de Santo Expedito. O grupo possui 50 integrantes oficiais e  terá mais dois na próxima quinta-feira, dia liturgicamente dedicado ao santo. Na missa solene do próximo dia 19, os novos membros do apostolado receberão a fita, nas cores verde e vermelha, e a medalha de Santo Expedito.

No item idade, os festejos a Santo Expedito do apostolado têm praticamente a mesma idade da capela devotada ao santo no Ibura de Baixo. As celebrações na capela começaram em 2001, um ano após a formação do apostolado.  Para este ano, os fiéis do Ibura de Baixo, cujo templo pertence à Paróquia Cristo Redentor, com matriz no Jordão, discutirão ao longo da festa o tema “Com Santo Expedito vivemos nossa vocação de discípulos e missionários”. Bem à tradição católica, a programação terá momentos de orações e de quermesses.

A festa de Santo Expedito do Ibura de Baixo será mais longa. Terá seis dias, começando neste sábado, enquanto a do Rosário dos Pretos, quatro dias. A mais curta acontecerá na Igreja de Bom Jesus do Arraial, a conhecida Igreja da Harmonia, em Casa Amarela. As reverências no templo de Casa Amarela vão se resumir à data litúrgica reservada ao santo, 19 de abril. Na data, a programação da Igreja da Harmonia prevê três missas e uma procissão. Afinal, os devotos do santo das causas urgentes costumam externar para o mundo a fé.

Programação

Festas de Santo Expedito no Recife
  • 3 comunidades celebram o santo das causas justas e urgente na capital pernambucana:
    Apostolado de Santo Expedito, na Igreja do Rosário dos Pretos, em Santo Antônio,
    da Capela de Santo Expedito, no Ibura de Baixo,
    e da Igreja da Harmonia, em Casa Amarela
  • 17 missas serão celebradas nas três festas, realizadas entre 14 e 19 de abril
Igreja do Rosário dos Pretos

16 a 18 de abril

14h Recitações do Terço e da Ladainha de Santo Expedito
15h Missas

19 de abril
9h Recitação do Terço e da Ladainha de Santo Expedito
10h, 12h e 15h Missas, sendo a última solene seguida de procissão

Capela de Santo Expedito

14 a 18 de abril

19h30 Missas

19 de abril
6h, 9h, 12h, 15, 19h Missas
18h30 Procissão pelas ruas do Ibura de Baixo

Igreja da Harmonia

19 de abril

9h, 12h e 15h Missas

Oração de Santo Expedito
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,
Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero,
Intercedei por mim  junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vós que sois um Santo Guerreiro,
Vós que sois o Santo dos Aflitos,
Vós que sois o Santo dos Desesperados,
Vós que sois o Santo das Causas Urgentes,
Protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade.
Atendei ao meu pedido (pedir a graça desejada)
Ajudai-me a superar estas horas difíceis
Protegei-me de todos que possam me prejudicar,
Protegei a minha família,
Atendei ao meu pedido com urgência.
Devolvei-me a paz e a tranquilidade.
Serei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
Santo Expedito, rogai por nós.
Amém!


Na carta dos apelos, a aflição da mãe
Maria de Lourdes Santos incluiu o nome da filha Flávia nas orações do dia, esperançosa de que o santo ajude na solução urgente e lhe consiga um emprego