GASTRÔ

Comida de folião

texto: Marina Simões
marina.simoes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/02/2017 03:00

Levanta: Caldo de peixe é simples de preparar e recobra as energias no carnaval. Arrumadex utiliza ingredientes tradicionais para saciar o folião (Paloma Amorim/Divulgação | Lara Valenca/Divulgacao )
Levanta: Caldo de peixe é simples de preparar e recobra as energias no carnaval. Arrumadex utiliza ingredientes tradicionais para saciar o folião

O sobe e desce das ladeiras com sol a pino requer energia extra para os foliões. E cuidar da alimentação é fundamental para ter disposição e encarar a maratona carnavalesca. Convidamos chefs pernambucanos para dar dicas de alimentos apropriados para o período e ensinar receitas fáceis e práticas para antes, durante ou depois da folia. A nutricionista Vera Santos, especialista em prática ortomolecular, alerta que as refeições devem ser mais leves e reforçadas para quem vai cair na folia. “O corpo precisa de combustível. O período pede alimentos façam a digestão melhor. O ideal é optar por itens integrais que contêm mais fibras e saciam. Mas o cuidado maior deve ser sempre com a hidratação. Não pode esquecer de tomar bastante água e intercalar com a água de coco para repor os sais minerais que perdemos com o suor”, recomenda.

MAROMBA. Galinhada dá água na boca (Anderson Freire/Esp.DP | Anderson Freire/Esp.DP )
MAROMBA. Galinhada dá água na boca
Maromba
Escalado para assinar o cardápio da folia, o chef Caio Veríssimo indica dois quitutes especiais para os foliões: salada de cuscuz gelada (cuscuz, cebola, tomate e coentro, cebolinha, picles e alcaparra) e a galinhada. “A salada é uma opção cítrica e refrescante que tem tudo a ver com o clima do carnaval. Já a galinhada, é um prato saboroso, simples de fazer e de cozimento rápido.”

Escondidinho
O chef Armando Pugliese, à frente do Hot Cozinha Casual, acredita que o ideal é fazer uma refeição mais leve que contenha a proteína e o carboidrato. Ele sugere o escondidinho de frango com cogumelos. “Coloque o frango em cubinhos com cebola, alho e tomate, adicione cogumelos frescos e um pouco shoyo. Faça o purê de batata-doce com raspas de limão siciliano e monte as camadas em uma travessa. Pode colocar o queijo parmesão por cima e levar para gratinar ao forno. É superfácil de fazer e um prato leve para o pique do carnaval”, explica.

Arrumadinha
O chef Daniel Bastos, do recém-inaugurado Armazém 433, no Ipsep, ensina a receita de um clássico que pode ser encontrado com facilidade nos polos carnavalescos. O “Arrumadex” - charque desfiada, feijão verde no perfume de coentro, vinagrete e farofa de cebola dourada. “Primeiro, cozinhe a carne na panela de pressão, de preferência um corte pouco gorduroso. Deixe 30 minutos e depois coloque na batedeira para ela se soltar. Numa souté, em fogo baixo, frite a carne na manteiga de garrafa e, por último, coloque a cebola. Tem que ter cuidado para não torrar”.

 (Paloma Amorim/Divulgação | Lara Valenca/Divulgação | Arquivo Pessoal/Divulgação  | Facebook/Reprodução da Internet )

Fitness
Para os que querem cair na folia sem sair da dieta, a chef Dani Britto indica o cardápio da Very Delivery de comida congelada, que ela assina. Outra ideia, para fazer em casa, é um frango na chapa superprático. “Faço o peito de frango marinado no gengibre e no limão siciliano passado na chapa com óleo de coco. Para acompanhar, um purê de batata-doce simples. No processador, coloque as batatas com um pouco da água do cozimento, uma colher de manteiga ghee, sal e pimenta do reino”, descreve. “Esse prato dá a sustância necessária e não deixa de ser saudável”.

Acorda defunto
Os que exageram na bebida podem aprender a receita do caldo de peixe da chef Cláudia Câmara, do La Crêperie, de Porto de Galinhas. “Sabe aquela sopa levanta defunto? Prepare o peixe cozido junto com a e as postas e reserva. Refogue os pimentões coloridos, tomate, cebola, alho, azeite, um pouco de dendê e o caldo do cozimento do peixe. Depois, processe tudo no liquidificador e acrescente a posta do peixe desfiadinha”. Outro “bizu” é cozinhar o caldo com bouquet garni de louro fresco, cebolinho e estragão e retirar antes de passar no liquidificador.  

Faça você mesmo

O órgão que mais sofre nesse período é o fígado.

A nutricionista Vera Santos sugere a receita de um suco detox hepatoprotetor. “Ele ajuda a liberar toxinas do fígado após os excessos das comidas e bebidas do carnaval e ainda é refrescante”, aponta.

Suco verde

Bata no liquidificador:
1 maçã pequena,
2 folhas de couve,
3 folhas de salsinha,
1 copo de água de coco e
1 castanha do Pará