LUGAR CERTO

Esperança internacional Com crises em diversos setores, brasileiros acham fora do país a forma de melhoria de vida

Débora Eloy
Especial para o Diario
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/08/2017 03:00

Viver longe de casa pode ser um desafio para muitas pessoas. Abandonar amigos e lugares conhecidos para passar a vida em uma cidade diferente é uma mudança radical, mesmo dentro do território nacional. Sair do Brasil e procurar moradia em outro país então, é ainda mais difícil. Diversos fatores são considerados na hora de tomar essa decisão. São alguns deles a segurança do novo local, os valores disponíveis, as oportunidades que o território de origem tem a oferecer e o que se deseja do local que irá passar alguma parte da vida.

Entre os países mais procurados pelos brasileiros estão Alemanha, Estados Unidos e Austrália. A principal procura é por locais seguros, que respeitem a natureza e que tenham uma boa infraestrutura para o indivíduo e também para a família. Um exemplo disso é o estado da Flórida, nos Estados Unidos. “O mercado de Orlando é um dos que mais atrai investidores brasileiros por oferecer uma proposta que inclui segurança e ótima mobilidade, além de um valor de compra acessível ao público alvo”, explica o vice-presidente internacional de marketing da Lennar, Paulo Bethencourt.

Quem visa o estrangeiro como uma opção de moradia são, em sua maioria, pessoas desapontadas com problemas políticos e com a violência pública vivenciados no Brasil. “São empresários, pessoas bem-sucedidas que procuram conforto e segurança para a família”, esclarece Paulo.

A estrutura da cidade em relação a entretenimento para as crianças é algo que pesa na hora da decisão dos pais. “Quem procura essas opções fora do país geralmente são homens entre 43 e 50 anos de idade, que já têm família formada e precisam pensar na comodidade de todos”, aponta o especialista.

Investimentos posteriores também chamam a atenção de pessoas que procuram outros países para morar. A oportunidade de ter um emprego melhor pode ser um fator decisivo na hora de bater o martelo e fazer as malas. “O estado da Flórida, nos Estados Unidos, está se tornando um ótimo lugar para investir comercialmente. Tanto que o local é responsável por 22% de todas as casas vendidas para estrangeiros”, revela Paulo.

A procura por um emprego é um ponto determinante na decisão de começar uma nova vida em outro país. “Orlando é hoje a cidade dos Estados Unidos que mais gera emprego. São ofertados, em média, mil ocupações a cada semana”, explica o especialista.

Países desenvolvidos, com uma boa infraestrutura, além de uma boa oferta de trabalho e entretenimento para a família são os fatores que fazem os brasileiros procurarem refúgio fora do país. “Investir em uma moeda forte e em uma economia estável pode ser mais fácil no estrangeiro”, conclui Paulo.