Novo BYD Tan lançado no Brasil Nova geração do SUV chinês chega com nova bateria e mais autonomia, mantendo os mesmos conforto e desempenho

Igor Fonseca

Publicação: 27/04/2024 03:00

Em sua segunda geração, o BYD Tan 2024 chega ao Brasil com aprimoramentos técnicos e mantendo atributos de conforto e convivência à bordo.  O modelo chega custando um pouco mais de meio milhão de reais, ou R$ 536,8 mil para ser mais exato.

Uma das novidades trazidas nessa segunda geração do SUV elétrico é a nova tecnologia das baterias “Blade”, que são à prova de fogo. A montadora chinesa, que se posiciona no mercado como uma Greentech, também aumentou o tamanho da bateria, passando de 86,4 kWh, para 108,8 kWh. Esse aumento representa um incremento de mais de 25% em relação ao modelo de 2022. Segundo a tabela do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), o TAN tem autonomia de 430 km, um aumento de 120 km em relação ao modelo anterior. Outra mudança é a capacidade de carga rápida que, segundo a montadora, permite o carregamento entre 30-80% em 30 minutos em corrente contínua (DC).

Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Tan EV 2024 tem potência combinada de 517 cavalos. Assim, o SUV consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A BYD também optou por outra novidade na estrutura do veículo, que agora tem uma suspensão do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Essa mudança permite ao condutor ajustar os amortecedores com um toque na tela, variando entre os modos conforto e esportivo. Dessa forma, o Tan se apresenta como uma combinação de carro esportivo e SUV.

Mantendo os pontos que fizeram sucesso na geração anterior, a versão 2024 do SUV traz a possibilidade de conversão de espaço no porta-malas em mais dois lugares para passageiros. O espaço para bagagem, com a terceira fileira de passageiros  ativa, é de 235 litros. Esse espaço aumenta para 1.665 litros quando o carro está com os bancos extras rebatidos. Desta vez, o Tan vem equipado com sete airbags, um a mais que na versão 2022.

O interior do veículo traz um painel de instrumentos digital com tela de 12,3”, multimídia com tela rotativa de 15,6”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de áudio do Tan é o Dynaudio Performance, com 12 alto-falantes e potência máxima de 775W. Outro detalhe do TAN é o teto solar panorâmico com vidro deslizante, que se estende por todo o interior do SUV.

TEST DRIVE
O que chamou a atenção durante o test drive promovido pela montadora foi a combinação de um SUV extremamente confortável e com tecnologia de última geração. A dupla funcionalidade da suspensão faz uma mescla perfeita entre o esportivo e o conforto. Ao volante, o Tan mostrou boa aceleração, alcançando os 80km/h em cerca de três segundos. Mesmo com o desempenho em destaque, o Tan não deixa de ser silencioso. O sistema de frenagem também permite a sensação de controle do carro, que parece estar pronto para enfrentar qualquer tipo de terreno.